Contabilização de Empréstimos



Dúvida:

Como contabilizar um empréstimo que uma empresa fez no valor total de 15.424,15 sendo 15.000,00 para a empresa e 424,15 de taxa de abertura de crédito. O empréstimo foi feito em 18/11/2008 e a primeira parcela para ser paga é 15/01/2009 no valor de 804,60 em 24 parcelas. Gostaria de saber como devo contabilizar já que passa de um ano os pagamentos.


Minha resposta:
De acordo com o teor de sua dúvida sugiro que a contabilização deste empréstimo seja feita de acordo com a seguinte rotina:

1 - Consideração inicial:
Para tal registro a questão não se resume a "mais de um ano", e sim, a exercício, conforme a seguinte disposição legal:

Art. 180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não-circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179.
Fonte: Lei 6404/76

Analisando este trecho concui-se que todas as obrigações exigíveis ainda dentro do exercício seguinte serão classificadas no Passivo Circulante, e todas as obrigações vencíveis após o fim do exercício seguinte farão parte do Passivo Não-Circulante (o antigo Passivo Exigível a Longo Prazo).
Portanto, visto que estamos em 2009, todas as obrigações que devem ser liquidadas até 12/2010 farão parte do Passivo Circulante, e todas as obrigações a partir de 01/2011 serão do Passivo Não-Circulante. Visto que sua dúvida é pertinente ao ano de 2008, é claro que fará parte do PC as obrigações até 12/2009, enquanto pertencerá ao PNC as parcelas a partir de 01/2010

2 - Cálculos preliminares:
Valor do empréstimo: 15.000,00 (recebido na conta corrente)
Valor da taxa: 424,15 (diluída no financiamento e não descontada em conta corrente)
Total do empréstimo: 15.424,15
Liberação do empréstimo: 11/2008
Vencimento da primeira parcela: 01/2009
Vencimento da última parcela: 12/2010
Valor das parcelas: 804,60
Número de parcelas: 24
Total a pagar: 19.310,40 (24 x 804,60)
Valor dos juros: 3.886,25 (19.310,40 - 15.424,15)
Período de apropriação dos juros: 26 meses (11/2008 a 12/2010)
Valor mensal dos juros: 149,50 no primeiro mês e 149,47 nos meses seguintes (3.8826,25 : 26; valores arredondados)
Valores pertencentes ao PC: até 12/2009 (14 meses)
Valores pertencentes ao PNC: de 01/2010 a 12/2010 (12 meses)

3 - Lançamentos contábeis:
- Inicialmente registrando tudo no PNC:
D) Banco X
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC
R$ 15.000,00

D) Despesas Bancárias
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC
R$ 424,15

D) Juros a Incorrer - PNC
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC
R$ 3.886,25

- Deslocando do PNC para o PC:
D) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PC
R$ 9.655,20 (804,60 x 12, ou seja, parcelas de 01 a 12/2009)

D) Juros a Incorrer - PC
C) Juros a Incorrer - PNC
R$ 2.092,61 (149,50 + 149,47 x 13, ou seja, juros que incorrerão no período de 11/2008 a 12/2009)

- Registro mensal das despesas com juros:
D) Juros Passivos
C) Juros a Incorrer - PC
R$ 149,50 no primeiro mês e 149,47 nos meses subsequentes

- Pagamento das parcelas
D) Empréstimos Bancários - Banco X - PC
C) Banco X
R$ 804,60

- Lançamentos programados para 01/2009, novamente transferindo do PNC para o PC, que nesta data passará a registrar as obrigações exigíveis até 12/2010:
D) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PC
R$ 9.655,20 (804,60 x 12, ou seja, parcelas de 01 a 12/2010)

D) Juros a Incorrer - PC
C) Juros a Incorrer - PNC
R$ 1.793,64 (149,47 x 12, ou seja, juros que incorrerão no período de 01 a 12/2010)





Legendas:
PC: Passivo Circulante
PNC: Passivo Não Circulante



Notas:
1) Fontes legais citadas no texto
2) Foram obedecidos os "Princípios Fundamentais de Contabilidade"
3) O restante do texto de resposta é de minha própria autoria
4) Não foi citada a contabilização do IOF sobre o empréstimo porque tal detalhe não faz parte do propósito deste artigo 


Veja também:


Cartões de Crédito - Contabilização de vendas e Antecipações
Mercado de Auditoria cresce no Brasil
O Mito do PVA nas operações fiscais da empresa

Comentários

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Conseguir um empréstimo de US $ 100.000 com a firma de empréstimo Lorenzo Diego à taxa de 2% foi realmente fácil e rápido. Ouvi alguém falando sobre a empresa de empréstimos do Sr. Lorenzo Diego na Internet e tentei, funciona para mim, por isso estou recomendando a você hoje, se você estiver buscando um empréstimo. Entre em contato com eles em (mrlorenzodiegoloanfirm@outlook.com) whatsapp: +1 (346) 226-2778.

    ResponderExcluir
  3. COMO EU OBTENHO MEU EMPRÉSTIMO DESEJADO COM UM EMPRÉSTIMO CONFIÁVEL E CONFIÁVEL ÚLTIMA SEMANA DA EMPRESA. Email para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com Whatsapp +19292227023 Visite o site deles e acredite em você Site da empresa: https://capitalmanage-inc.com/

    Olá a todos, Meu nome é Sr. Justin Riley Johnson, sou do Texas, Estados Unidos, estou aqui para testemunhar como recebi meu empréstimo do BENJAMIN FINANCIAMENTO DE INVESTIMENTOS DE EMPRÉSTIMO (drbenjaminfinance@gmail.com) depois que me inscrevi Duas vezes de vários credores de empréstimo que alegaram ser os credores corretos aqui neste fórum, pensei que seus empréstimos fossem reais e apliquei, mas eles nunca me deram um empréstimo até que um amigo meu me apresentou a {Dr.Benjamin Scarlet Owen} o C.E.O da BENJAMIN LOAN FINANCE que prometeu me ajudar com um empréstimo do meu desejo e ele realmente fez o que ele prometeu sem qualquer demora, nunca pensei lá ainda são credores confiáveis ​​até que eu conheci {Dr.Benjamin Scarlet Owen}, que realmente me ajudou com meu empréstimo e mudou minha vida para o melhorar. Não sei se você também precisa de um empréstimo urgente, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr.Benjamin Scarlet Owen em seu endereço de e-mail: drbenjaminfinance@gmail.com BENJAMIN LOAN FINANCE detém todas as informações sobre como obter dinheiro rapidamente e sem dor via Whatsapp +19292227023 Email: drbenjaminfinance@gmail.com e considere todos os seus problemas financeiros abordado e resolvido. Compartilhe isso para ajudar uma alma agora, obrigado

    Visite o site deles e acredite em si mesmo Site da empresa: https://capitalmanage-inc.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer ao Leroy por ter me dado um caixa eletrônico em branco hackeado e hackeado cartão de crédito. isso me poupa das minhas dificuldades financeiras. no início tudo parece estranho para mim até que eu tenho meu cartão enviado para mim no valor de $300000 e eu poderia usar o caixa eletrônico para comprar um carro e começar o meu negócio de coagulação dos sonhos. se você precisar deste cartão entre em contato com o hacker por e-mail: darkwebforum@yahoo.com WhatsApp:+16613814014

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo para calcular os juros e multa do Simples Nacional

LUCRO PRESUMIDO – Como calcular IRPJ E CSLL

Lançamentos Contábeis - Venda a prazo de unidades imobiliárias concluídas