Mercado de auditoria cresce no Brasil



Na última década, o Brasil vem passando por transformações socioeconômicas que favorecem o desenvolvimento e expansão em muitas áreas, entre elas, a auditoria.

Estudo realizado na USP (Universidade de São Paulo) em 2011, mostra que a cada 10 empresários estrangeiros 8 desejam investir no Brasil. O argumento dos investidores é justamente o fato que o país tem uma moeda fortalecida e é um dos que mais crescem no mundo. Com isso, diversas empresas nacionais tiveram abertura de capital nos últimos anos, ocorrendo o aumento de empresas e profissionais em auditoria.

Segundo Sérgio Oliveira, diretor de auditoria da PP&C Auditores Independentes, empresa que completa 20 anos em 2011, diversos novos negócios vêm surgindo com o aquecimento da economia no país. “As empresas que participam do mercado com venda de ações em bolsas de valores têm suas demonstrações auditadas, para maior confiança dos investidores. Isso faz com que o mercado de auditoria aumente e conseqüentemente, se desenvolva”.

Um exemplo disso é a implantação, no Brasil, do IFRS (International Financial Reporting Standards) que são as normas internacionais de contabilidade, já adotadas por mais de 100 países. “Essa adoção mundial visa um padrão contábil único, facilitando a comparabilidade entre demonstrações de empresas de diferentes países ou setores, reduzindo o custo com elaboração de demonstrações contábeis locais e outras para reporte ao país de origem”, diz o diretor de auditoria da PP&C Auditores Independentes, Sérgio Oliveira.

De olho no mercado em expansão, os estudantes de contabilidade vêm buscando cada dia mais a área de auditoria. “Esse é um segmento que traz um crescimento rápido, pois o trainee, por exemplo, tem a oportunidade de trabalhar, assim que entra na empresa, em clientes de diversos segmentos e portes. Além disso, ele não fica limitado somente aos números contábeis, pois precisa ter um conhecimento sobre negócios, gestão de pessoas entre outros”.

Oliveira complementa dizendo que o aumento do número de vagas para trainees se deve ao desenvolvimento do mercado, visto que diversas empresas estão crescendo, sendo vendidas, negociadas, abrindo filiais e formando novos grupos. 

Fonte: tactus
Veja também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo para calcular os juros e multa do Simples Nacional

LUCRO PRESUMIDO – Como calcular IRPJ E CSLL

Lançamentos Contábeis - Venda a prazo de unidades imobiliárias concluídas