INSS suspende 37.366 benefícios de segurados em 2011 por falta de retirada



         Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como os segurados que recebem benefícios como o auxílio-doença, precisam ficar atentos para não ter o pagamento suspenso.
         A Previdência Social suspende o benefício de todos os segurados que não efetuarem o saque do pagamento em um prazo de até 60 dias.
         Somente neste ano, 37.366 benefícios foram suspensos porque os segurados não fizeram o saque no prazo, sendo 9.076 apenas em Abril.
         O segurado que teve o pagamento suspenso não perde o direito ao benefício. Entretanto, para que a liberação do dinheiro seja retomada, é necessário que ele se dirija até a agencia previdenciária que mantém o benefício e peça a reativação do depósito.
         Se um aposentado que teve o benefício concedido em São Paulo e hoje mora no Rio de Janeiro teve o pagamento suspenso porque ficou mais de 60 dias sem retirá-lo, deverá retornar à capital paulisat para conseguir receber de volta. Não adianta solicitar o desbloqueio no banco.
         "A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do benefício de segurado já morto", informou o Ministério da Previdência Social.
         O desbloqueio do pagamento é feito mediante a apresentação de um documento de identificação com foto - como a carteira de identidade ou a carteira de motorista. O siatema usado pela Previdência tem os dados cadastrais do segurado.
         Se o segurado estiver impossibilitado de comparecer à agência por motivo de doença, poderá enviar um procurador em seu lugar - também será necessário apresentar atestado médico.
         Quando o pagamento é restabelecido, o beneficiário também recebe os pagamentos que ficaram retidos.

Fonte: Folha de São Paulo - de 16/05/2011

Talvez você se interesse por:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCRO PRESUMIDO – Como calcular IRPJ E CSLL

Passo a passo para calcular os juros e multa do Simples Nacional